APARECEU GUIOMAR, SEM RIR E SEM CHORAR, de André Luis e Gui Liones

        APARECEU GUIOMAR, SEM RIR E SEM CHORAR é uma adaptação livre do monólogo GUIOMAR, SEM RIR E SEM CHORAR, de Lourdes Ramalho, escrito em 1982, em que a personagem-professora, ao ser intimada a prestar alguns esclarecimentos a um “meritíssimo” juiz, faz uma crítica ferrenha e satírica à sua categoria profissional. 
       
        Na adaptação, algumas cenas são intercaladas ao depoimento prestado e a professora Guiomar rememora alguns acontecimentos vividos em sala de aula, mas que mantêm relação com o momento sócio-político atual. Dentre essas cenas, há algumas inéditas; outra tirada da peça Ignorância, do grupo Quatroloscinco, e a cena final foi também adaptada do monólogo Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde, escrito em 1973, em que a protagonista é também uma professora divertida e cheia de contradições. 

        No XVI Quartas Dramáticas, os espectadores serão os alunos/as, que vão acompanhar depoimentos e acontecimentos hilários e absurdos a partir de uma série de situações e impressões, apresentadas através de um humor virulento, ácido e crítico.
PEÇA COMPLETA
AUDIODESCRIÇÃO DA SINOPSE DA PEÇA